Conteúdos Educativos

Conteúdos essenciais para uma vida mais saudável e equilibrada.

Sintomas do Colesterol Alto - O que Você Precisa Saber
Por Dra. Marina Maia 17 de agosto de 2024
Descubra os sintomas de dislipidemia e sua importância na saúde cardiovascular. Entenda como o diagnóstico e tratamento personalizados podem prevenir complicações graves.
O que é o Escore de Cálcio Coronariano e Como Ele Pode Beneficiar Sua Saúde Cardiovascular
Por Dra. Marina Maia 23 de julho de 2024
Saiba o que é o escore de cálcio coronariano e como ele ajuda a identificar o risco de infarto. Descubra a importância deste exame e como ele pode personalizar seu tratamento cardiovascular.
Dislipidemias - Conheça as Causas, Sintomas e Tratamentos
Por Dra. Marina Maia 13 de julho de 2024
A Dislipidemia é um termo que se refere a alterações nos níveis de lipídios (gorduras) no sangue, incluindo colesterol e triglicerídeos. Este artigo discutirá a relação entre Dislipidemia e doenças cardiovasculares como infarto e AVC, os diferentes tipos de lipídios e seus valores normais, além de orientações sobre o tratamento para quem está com o perfil lipídico alterado. O que Significa Ter “Colesterol Alto”? Inicialmente, é bom esclarecer que o termo “colesterol” é usado popularmente para abranger todos os tipos de “lipídios”. Mas neste rol se incluem o colesterol total e seus subtipos, além dos triglicerídeos. O colesterol é a junção de uma partícula de lipídeo (gordura) com uma proteína, formando então as lipoproteínas. Existem vários subtipos de colesterol. Os mais conhecidos são o HDL (lipoproteínas de alta densidade) e o LDL (lipoproteína de baixa densidade). O colesterol LDL é também chamado de colesterol “ruim”, pois já se provou a relação direta de altos níveis de LDL e o aumento do risco de doenças cardiovasculares. As decisões sobre o início de medicações e as metas terapêuticas se baseiam sempre no nível de colesterol LDL. Há várias classes de medicamentos que já se provaram eficazes em reduzir os níveis de LDL, causando, assim, uma redução no número de eventos cardiovasculares, como infarto e AVC.
O que é Aterosclerose?
Por Dra. Marina Maia 5 de julho de 2024
A aterosclerose é uma condição na qual depósitos de gordura, ou “placas”, se acumulam nas artérias do corpo. Esta condição pode afetar artérias em todo o corpo, sendo mais problemática no coração, cérebro, rins e membros. Segundo a Organização Mundial da Saúde, doenças cardiovasculares ligadas à aterosclerose são responsáveis por cerca de 30% de todas as mortes no mundo, totalizando quase 15 milhões de óbitos por ano, a maioria (9 milhões) em países em desenvolvimento como o Brasil. Tipos de Aterosclerose: Doença Arterial Carotídea : Afeta as artérias carótidas que levam sangue ao cérebro, podendo causar acidente vascular cerebral (AVC). Doença Arterial Coronariana : Afeta as artérias coronárias que levam sangue ao músculo cardíaco, podendo causar infarto do miocárdio. Placas nas artérias coronárias podem romper, formando coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo e causam ataques cardíacos. Estenose da Artéria Renal : Afeta as artérias que levam sangue aos rins, podendo causar hipertensão e doença renal crônica. Doença Arterial Periférica : Afeta as artérias que levam sangue aos braços e pernas, causando dor, formigamento ou dormência nas pernas ao caminhar.